Aplicação de SMA (STONE MATRIX ASPHALT) em Pavimentos Aeroportuários - Estudo de Caso: Aeroporto de Aracaju-SE.

Publicada em 26/02/2015

Discente: Fábio Rangel Queiroz Ramos

O crescimento da demanda interna de passageiros/usuários do transporte aeroviário no Brasil e o consequente aumento do tráfego aéreo nos Aeroportos Brasileiros registrado nos últimos anos, tornaram necessária a retomada dos investimentos na sua infraestrutura aeroportuária. Com essa retomada do país em investimentos na melhoria e ampliação da infraestrutura, surge também a necessidade de estudos e pesquisas para utilização de novas técnicas de pavimentação asfáltica aplicáveis aos pavimentos aeroportuários. No presente trabalho é apresentado um estudo sobre a aplicação de SMA (Stone Matrix Asphalt) como alternativa em substituição à mistura asfáltica convencional CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), na camada superficial (capa), como elemento integrante da estrutura dos pavimentos da área de movimento de aeronaves: pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio de estacionamento de aeronaves, inserido no projeto de Reforma e Ampliação do Aeroporto de Aracaju - SE. O estudo é baseado em experiências internacionais em face da singularidade dessa proposta em aeroportos no Brasil. São descritas as considerações mais importantes sobre a aplicação do SMA como camada superficial do revestimento diretamente sobre o pavimento existente - “overlay”, e, também sua aplicação nas novas estruturas, sobre uma camada subjacente de CBUQ - Binder, ainda no revestimento, além das demais camadas inferiores do pavimento. Essas considerações são feitas desde a execução do trecho experimental para determinação das características da massa usinada e parâmetros de dosagem da mistura, passando pelas especificações de materiais, equipamentos, produção da massa, execução da obra até chegar aos critérios de aceitação. O trecho experimental executado atendeu aos requisitos esperados e os resultados obtidos com a execução do SMA no Aeroporto de Aracaju indicaram a melhoria das condições de aderência (atrito e macrotextura), melhoria na drenagem superficial e melhoria no conforto ao rolamento.

1. SMA; 2. Matriz Pétrea Asfáltica; 3. Pavimentação; 4. Pista de Pouso e Decolagem 5. Aeroportos.

- Geotecnia de Pavimentos