Gerenciamento de Riscos Geotécnicos em Obras Subterrâneas de Túneis

Publicada em 16/12/2014

Discente: Adoniran Martins Coelho

Na engenharia civil, a construção de túneis e obras subterrâneas sempre foi particularmente afetada por incidentes, nomeadamente colapsos com consequências trágicas, que nos últimos anos se tem dado uma maior importância. O elevado grau de incerteza que caracteriza este tipo de obras, devido à variável e complexa envolvente geológica, pode muitas vezes sujeitálas a problemas que põem em causa a sua estabilidade e consequentemente a sua segurança e sustentabilidade econômica. A análise destes incidentes e a preocupação de mitigar as suas consequências conduziu que organizações internacionais, particularmente as grandes empresas seguradoras, a dirigissem sua atenção para o problema e desenvolverem procedimentos adequados à gestão dos riscos que estas obras envolvem. A gestão de riscos em obras subterrâneas tem cada vez mais um papel relevante neste tipo de empreendimento para identificação, estudo e mitigação dos perigos que põem em causa a sua construção que consequentemente, originam derrapagens financeiras. Deste modo, torna-se uma ferramenta de tomada de decisões importante para os elementos responsáveis atuarem de modo atempado no controle da obra de forma a evitar qualquer tipo de desvio técnico e económico e garantir a sua qualidade. Este Trabalho Final de Mestrado faz um levantamento e uma sistematização da temática da gestão dos riscos que ocorrem durante a construção de túneis e obras subterrâneas. Neste, são abordados primeiramente os processos e os princípios globais de gestão de riscos em empreendimentos, os diferentes tipos de riscos e a sua respectiva gestão. Seguidamente, é abordada a aplicação destes princípios à geotecnia e construção de obras subterrâneas e os seus procedimentos. São analisados os diversos mecanismos de colapso de túneis, as suas causas prováveis, incluindo a componente geológica, as várias medidas de monitorização e mitigação dos mesmos. Por fim, é feito uma síntese das ferramentas que podem ser utilizadas na gestão e monitorização do processo de construção, recorrendo a métodos lógicos e matemáticos.

Túneis, Obras Subterrêneas, Riscos, Gestão de Riscos e Colapsos.

- Gestão de Riscos em Geotecnia e Desastres Naturais

- Antônio Maria Claret de Gouveia