Caracterizacion y modelamiento geomecanico del macizo rocoso de Mina Pirquitas / Argentina.

Publicada em 26/03/2013

Discente: Sandra Elisabeth Tolaba

Em uma mina a céu aberto, a determinação de parâmetros geotécnicos e a observação do comportamento geomecânico do maciço rochoso são procedimentos básicos para as análises de estabilidade da cava. O desenvolvimento de um modelo geotécnico não pode prescindir de estudos detalhados para a obtenção e processamento destes dados. A construção de um modelo geotécnico tem início com dados de campo, por meio de mapeamento de seções específicas e do mapeamento de estruturas de bancos maiores e menores, tipos litológicos e graus de alteração das rochas, bem como de informações a partir de sondagens rotativas. Todos estes dados são dispostos em uma base geral, e, em seguida, são processados e interpretados por um programa computacional com base em análises estatísticas. A base para a modelagem do maciço rochoso é a caracterização geológico-estrutural, que define os domínios que têm propriedades geotécnicas similares, que direta e indiretamente afetam a estabilidade do maciço. A sistematização das variáveis geotécnicas permitem a determinação e a previsão do comportamento do maciço rochoso durante todas as fases de projeto (fases de perfuração, bancadas duplas, malhas de perfuração, etc) e de sua futura operação. Neste trabalho, foram adotadas as seguintes variáveis geotécnicas: RQD, GSI e frequência de fraturas, que podem ser modeladas a partir da geoestatística linear, juntamente com variáveis geológicas empíricas. Assim, foram obtidos modelos geotécnicos representativos das diferentes fases operacionais da mina, que permitem estabelecer critérios efetivos para um adequado planejamento das atividades mineiras, melhores condições de segurança dos taludes da cava e uma redução significativa dos custos econômicos operacionais.

In an open - pit mine the determination of the geotechnical parameters and the observation of the rock mass geo-mechanical features are the basic procedures for the cave stability analysis. The generation of a geotechnical model cannot be obtained without specific studies for data collection and analysis. Settling a geotechnical model begins with data acquired in the field through cell mapping and benches of large and minor structures mapping, lithologies and alteration types as well as data collection from diamond drill holes. All this information can be found in a general data base. Lately the data will be analyzed and interpreted by using a geostatistical module of mining software. The rock mass modelling is based on the geostructural characterization where the defined domains show similar geotechnical properties. Those properties influence on the rock mass stability in several ways. The systematization of the geotechnical variables allow the determination and prevision of rock mass features (phases, double benches, drilling grids, etc) and its future mining excavation. The following geotechnical variables were adopted in this presentation: RQD, and Fracture Frequency, and classification GSI which can be modelled from the linear geostatistic along with the geological empiric variables. In this way, some representative geotechnical models were obtained from the different mining operational phases that allow to establish effective criteria for the suitable mining planning, better safety conditions of the pit wall slope and a significant reduction of the operational economic costs.

Geotecnia Geologia estrutural - Rock Quality Designation Geomecânica - Geological Strength Index Modelagem geotécnica

- Geotecnia Aplicada à Mineração