Análise do Comportamento Geotécnico da Barragem Forquilha III para Geometria Atula e para Alteamentos Futuros pelo Método de Montante

Publicada em 31/07/2008

Discente: Andréa Leal Loureiro Dornas

O objetivo principal deste trabalho é avaliar o comportamento da barragem de contenção de rejeitos de minério de ferro Forquilha III, localizada na mina de Fábrica, Ouro Preto, MG, baseando-se em dados de monitoramento periódico e estudos de estabilidade. Forquillha III está sendo implantada por etapas de alteamento pelo método de montante sobre a praia de rejeitos a partir do dique inicial. Inicialmente fizemos um amplo levantamento dos critérios e premissas adotados nas diferentes fases do projeto e da construção da barragem. Os dados existentes sobre a instrumentação instalada foram catalogados considerando suas características físicas, local de instalação e cronologia de instalação. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade de construção de estruturas pelo método de montante. No entanto, ressalva-se que este tipo de construção precisa se apoiar em estudos criteriosos na fase de projetos, acompanhamento e fiscalização na fase de implantação das obras assim como de um plano de monitoramento constante, baseado em uma carta de risco, elaborado de forma a atender todos os pontos específicos de operação da estrutura.

The main purpose of this work is to evaluate the behaviour of the tailing dam Forquilha III, located at Fábrica Mine, Ouro Preto, MG, based on the data provided by periodical monitoring as well as the study of the dam’s stability. Forquilha III has been implanted in sequential stages, by upstream method. Firstly, a comprehensive survey regarding the criteria and the premises adopted throughout the various phases of the projects and construction of the dam. The available data regarding the installed equipment were cataloged taking into account physical characteristics, installation site and installation chronology. The results obtained have showed the viability of structure construction to upstream method. However, this type of construction needs minute studies in project development stage, constant monitoring and surveillance work in the construction stage, as well as a monitoring plan, elaborated to attend the demand of every specific point of the structure operation.

- Geotecnia de Barragens