Influência das descontinuidades no comportamento geomecânico e nos modos de ruptura em taludes escavados em rochas brandas

Publicada em 25/08/2014

Discente: Antônio Luiz Pinheiro

Este trabalho apresenta o estudo sobre a influência das descontinuidades no comportamento geomecânico e nos modos de ruptura em taludes em rochas brandas. Procedimentos de investigação geotécnica de superfícieetratamentos de dados geotécnicos serão discutidos visando à identificação e descrição das descontinuidades e do processo físico envolvido no modo de ruptura, a escolha do método de análise de estabilidade mais adequado para aplicação no problema estudado, associação entreo volumedosblocos rochosose o comportamento geomecânico do maciço sãodiscutidos. Destaca-sea importância dos levantamentos geotécnicos em nível de detalhe, dada a necessidade de gerar dados localizados para aplicação em análises de estabilidade, essencialmente no caso de análises de equilíbrio limite apuradas. Dificuldades encontradas nos cálculos envolvendo o volume de material sujeito à ruptura são contornadas a partir de proposições envolvendo soluções analíticas, aplicáveis a blocos rochosos de diferentesgeometrias. No caso de taludes onde as tensões têm influênciadireta nos mecanismos de ruptura é necessário o conhecimento dos parâmetros resistência e de deformabilidade e do estado de tensões in situ. Muitos desses parâmetros de entrada são desconhecidos e técnicas de retroanálise é, em muitos casos, a alternativaviável.Nas análises tensão-deformação,métodos numéricos para aplicação em maciços rochosos descontínuos são empregados. As dificuldades bem como os benefícios associados à utilização desses métodos são discutidos.

maciços rochosos alterados e deformados, equilíbrio limite, análise tensão-deformação.

- Frederico Garcia Sobreira
- Milene Sabino Lana