Análise da Eficiência da Sondagem Rotopercussiva na Jazida de Ferro de Serra Sul, Serra dos Carajás - Pará

Publicada em 15/05/2014

Discente: Roberto Franklin de Carvalho

Este trabalho foi desenvolvido na jazida de minério de ferro nos alvos denominados C e D em Serra Sul, Complexo Minerador de Carajás, Estado do Pará. Esses alvos fazem parte de um estudo que a empresa Vale S.A. vem desenvolvendo em suas minas e jazidas, visando comparar e definir vantagens e desvantagens dos métodos de perfuração de sondagem rotativa testemunhada com o de sondagem rotopercussiva. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal o estudo da operacionalidade destes métodos de perfuração com determinação da taxa de penetração, custos do projeto de sondagem geológica, além da possibilidade de utilização do uso da perfilagem geofísica, que auxilia na obtenção de contatos geológicos, densidade e diâmetro do furo. É importante conhecer algumas diferenças nestas duas metodologias perfuração e optar pelo melhor tipo de investigação geológica através da sondagem, aproveitando o melhor da eficiência de cada uma delas ou adoção de sondagem híbrida. Ressalta-se que a profundidade de investigação é um fator preponderante que diferencia esses dois métodos de sondagem geológica.

This work was developed in the iron ore deposits termed as C and D in Serra Sul site, located at Carajás Mining Complex, Pará State, Brazil, as a part of the study conducted by Vale S.A. at its mines and quarries in order to compare and define advantages and disadvantages between the core drilling – DDH method, compared to probing drilling - DTH method. The main goal is the operational analysis of both methods, to determine the penetration rate in different types of rock at different depths, costs for project and applicability of (geophysical well logging) to improve the available information in order to reduce uncertainties in DTH drilling. It is important to know the main differences between these two methods and choose the best approach on borehole drilling, select the best aspect of each method or the combination of both (hybrid survey. It is worth mentioning that the investigation depth is a key factor that set these two methods apart.

sondagem rotativa testemunhada, sondagem rotopercussiva, minério de ferro, taxa de penetração, Complexo Minerador de Carajás

- Investigação Geológico-Geotécnica de Maciços Rochosos (Ênfase em Sondagem)