Análise do Comportamento Geotécnico de Aterro Experimental Executado sobre um Depósito de Rejeitos Finos

Publicada em 25/07/2016

Discente: Daiane Souza Ferreira

RESUMO A implantação de estruturas sobre depósitos de rejeitos de mineração constitui uma prática comum em empreendimentos de mineração, particularmente no caso de barragens alteadas para montante. Neste sentido, torna-se imperativo o estudo do comportamento geotécnico dos rejeitos como material de construção e de fundação de tais estruturas, com ênfase na magnitude dos deslocamentos, poropressões induzidas e suscetibilidade ao fenômeno da liquefação. O presente trabalho apresenta e discute os resultados da implantação de um aterro experimental, construído com rejeitos granulares, sobre o depósito de rejeitos finos da região da Baia 3 da Barragem de Germano da Samarco Mineração S.A. O aterro, com 6,0m de altura e berma de equilíbrio, dimensões de 30m x 33m e taludes de 3H:2V, foi instrumentado com perfilômetro, placas de recalque, piezômetros elétricos de corda vibrante, inclinômetros e medidor de nível d’água. Além da instrumentação, ensaios de laboratório e de campo foram executados para a caracterização dos materiais estudados e determinação dos parâmetros de resistência e compressibilidade dos mesmos. Os estudos realizados incluíram a caracterização e a definição estratigráfica do depósito dos rejeitos finos, a determinação dos parâmetros geotécnicos dos materiais de construção, as análises numéricas da estabilidade e do comportamento tensão-deformação do aterro construído e os potenciais gatilhos de liquefação dos rejeitos suscetíveis ao fenômeno. Os resultados das simulações numéricas foram correlacionados aos registros da instrumentação de campo, mostrando uma boa concordância de valores e atestando a estabilidade da estrutura, bem como a não mobilização de gatilhos de liquefação estática para o sistema aterro – depósito de rejeitos investigado.

mineração, rejeito, aterro, instrumentação, liquefação.