Proposta e Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento Contínuo de Convergência em Ambientes Subterrâneos

Publicada em 02/06/2017

Discente: Alexandre Assunção Gontijo

Este trabalho visa apresentar um método para a medição de convergência, utilizando sensores óticos em ambientes subterrâneos tais como as cavidades naturais, galerias de mineração e túneis. A metodologia apresentada visa inovar procedimentos de controle de convergência já existentes, proporcionando maior segurança na coleta dos dados e reduzindo a exposição humana em ambientes de elevado risco geotécnico. O sistema é baseado na utilização de um sensor ótico de deslocamento, conectado a um sistema de aquisição de dados, de forma a permitir o monitoramento da convergência em tempo real. A metodologia e os dispositivos adotados estão inseridos no chamado Sistema de Monitoramento de Dinâmica de Rocha (SMDR). Além da exposição e discussão da metodologia proposta, são apresentados os resultados obtidos em três aplicações práticas do SDMR – uma cavidade natural e duas aplicações em minas subterrâneas, comparativamente aos métodos convencionais. Os resultados obtidos demonstram que a tecnologia proposta foi capaz de caracterizar, de forma muito mais detalhada e abrangente, os deslocamentos ocorridos num ambiente subterrâneo.

This research aims to present a method for the measurement of convergence, using optical sensors in underground environments such as natural cavities, mining galleries and tunnels. The methodology presented aims to innovate existing convergence control procedures, providing greater security in data collection and reducing human exposure in high geotechnical risk environments. The system is based on the use of an optical displacement sensor, connected to a data acquisition system, in order to allow real-time convergence monitoring. The methodology and adopted devices are part of the so-called System of Rock Dynamics Monitoring (SRDM). In addition to the discussion, the results obtained in three practical applications of SDMR - a natural cavity and two applications in underground mines, compared to conventional methods, are presented. The results show that the proposed technology was able to characterize, in a much more detailed and comprehensive way, the displacements occurred in an underground environment.

Mineração; Cavidades; Instrumentação; Monitoramento; Convergência

- Geotecnia Aplicada à Mineração