Estudo Numérico do Comportamento Tensão-Deslocamento de Fundação do Tipo Radier

Publicada em 07/12/2017

Discente: Cláudio Márcio Ribeiro

A solução em fundação tipo radier em concreto armado tem sido utilizada como um modelo muito frequente por boa parte dos projetistas e construtores, para obras de pequeno a médio porte em empreendimentos prediais residenciais, atestando-se a sua viabilidade técnica e financeira como solução competitiva e inteligente na área de Fundações, considerando-se que os empreendimentos de Engenharia vêm exigindo, no que tange à Geotécnica, constante especialização dos profissionais de Engenharia e Arquitetura, quanto às técnicas de fundação a serem aplicadas nas construções, com soluções inovadoras e economicamente viáveis. Neste sentido, soluções que garantam segurança, reduzam tempo da obra, otimizem a sua execução e proporcionem economia são demandas essenciais para o sucesso e a consolidação de um empreendimento de construção e para seus fins comerciais. Considerando-se esse contexto, é apresentado um estudo de caso de fundação tipo radier em concreto armado, no qual foi realizado análise numérica em elementos finitos MEF, simulando 27 modelos de radiers, que foram classificados em 3 grupos, dentro dos quais foram avaliados 3 tipos de solos com consistência: mole, médio e rijo. Nesta análise, também foram considerados como parâmetros para dimensionamento: geometria de borda e a espessura do radier, com objetivo de ter dados para uma estimativa numérica consistente, com o intuito de avaliar a tensão resultante versus a tensão admissível do solo e o deslocamento-recalque em cada um destes modelos. Como resultados das análises, através da Interação Solo Estrutura (ISE), espera-se encontra valores mínimos e máximos das tensões resultantes e deslocamentos-recalques, e ainda é apresentado um estudo comparativo de insumos: volumes de concreto, aço e fôrma, e os custos financeiros para cada um dos modelos analisados. Por fim é apresentado um estudo dos modelos mais compatíveis para cada tipo de solo dentro dos grupos definidos.

Presenting a case study on reinforced concrete Raft Foundations, to declare the solution as an intelligent and competitive blend as well as the technical and the financial viability of it. Bearing in mind that the engineering firms are more and more demanding the Geo Technicians, specialized Engineers and the Architects to choose and apply innovative and viable methods and way outs for foundations. Having said that, the solutions must guarantee the security, be less time consuming, have a good optimization on the execution and be economically feasible. These are the fundamental requirements, for a project, the construction and the business itself to succeed. Thus, the construction processes and the Geo Technical project managements require, the Foundation Engineers have a deep understanding on the mechanics of soils, rocks and applied geology in engineering. By bearing in mind the context, will be analysing the existing Raft Foundation of the case study, to find a perfect geometry, in its plant and the thickness, based on the effect of Soil-Structure Interaction (SSI). Will be evaluating the displacement of the Raft Foundation, the changes on the stability and the resistance of the slab by changing the thickness, the positive impact on uniform vertical displacement and accordingly the reinforcement ratio (steel quantity).Therefore presenting, numerical analyses on elaboration of this kind of shallow foundation (Raft Foundation), seeking to reach a balanced result on its geometry, the consumption of the concrete and the reinforcement materials, such as bars or fabrics.

Radier; Análise Numérica; Fundações; Interação Solo Estrutura-ISE

- Thiago Bomjardim Porto