Sistema de disposição compartilhada de estéreis e rejeitos desaguados da mina de Fernandinho

Publicada em 24/08/2017

Discente: Wesley Durval Soares de Carvalho

O beneficiamento de grandes volumes de minério de ferro, com teores cada vez mais baixos, tem demandado a busca por técnicas alternativas de disposição de resíduos, motivado pelo aumento da geração de rejeito e estéril, o que ocasiona uma necessidade de maiores áreas para disposição desses resíduos. A enorme demanda por locais para dispor estes resíduos esbarra, cada vez mais, nas leis ambientais que a cada dia ficam mais restritivas. Diante disso, é necessário estudar e adotar metodologias alternativas de disposição de rejeitos, de forma a utilizar menores áreas, reduzindo os impactos ambientais e oferecendo melhores condições geotécnicas para as estruturas de contenção, sejam elas barragens ou pilhas. Desenvolver técnicas alternativas para a disposição dos resíduos de mineração de forma sustentável tem sido e será um grande desafio do setor mineral. Sendo assim, a disposição em pilhas de rejeitos desaguados tornou-se uma alternativa necessária na mina de Fernandinho, tendo em vista a exaustão da capacidade de acumulação das barragens e visando proporcionar melhores condições quanto aos aspectos de segurança e ambientais. Dessa forma, o presente estudo contempla a proposição de duas alternativas de disposição compartilhada do rejeito grosso e estéril, assim como planejamento da gestão operacional do empilhamento. As alternativas avaliadas permitem dispor de forma integrada o estéril proveniente da lavra de minério de ferro da mina de Fernandinho e os rejeitos resultantes do processo de beneficiamento deste minério. Os resultados indicaram a viabilidade técnica de disposição de rejeito que se diferem dos métodos tradicionais, associando a experiência operacional juntamente com a teoria do sistema de disposição compartilhada. Conclui-se, portanto, que a disposição compartilhada de rejeito e estéril é viável, pois, apresenta estabilidade e segurança quando se dispõe dois materiais com características diferentes em um mesmo espaço.

minério de ferro, sistemas de disposição de rejeitos, pilha de rejeito, rejeito desaguado, disposição compartilhada