Sistema Web para gestão de segurança de barragens

Publicada em 22/10/2018

Discente: Bruno Diniz Martini

Rupturas de barragens quase sempre implicam em eventos catastróficos. A segurança de uma barragem constitui, portanto, premissa fundamental do projeto de tais estruturas mediante a garantia de sua completa preservação a quaisquer eventos ou mecanismos que possam contribuir para processos de sua deterioração ou colapso. A margem que separa a situação de uma barragem como prevista em projeto daquela que implica riscos inaceitáveis para o empreendimento é a própria medida de sua segurança. Portanto, a segurança implica a garantia operacional da barragem, seja de acumulação de água ou destinada ao armazenamento de rejeitos de mineração ou resíduos industriais, ao longo de toda a sua vida útil. A promulgação da Lei nº 12.334/2010 estabeleceu no Brasil a Política Nacional de Segurança de Barragem – PNSB, regulamentando as ações de segurança a serem adotadas nas fases de planejamento, projeto, construção, operação, desativação e usos futuros da barragem. Esta legislação exige um cadastro detalhado das características técnicas e não técnicas da barragem, a sua avaliação em termos de categorias de risco e danos ambientais associados e a implantação de um plano geral de segurança para cada tipo de empreendimento, definindo ainda uma série de responsabilidades específicas aos órgãos fiscalizadores e empreendedores. Em consonância com as premissas da Lei e demais normativas oriundos das agências regulatórias, esse trabalho consistiu em desenvolver um sistema web de gestão de barragens, de maneira a padronizar os mecanismos de gerenciamento incorporando boas práticas de engenharia, para barragens destinadas ao abastecimento de água, geração de energia elétrica ou disposição de resíduos de mineração ou industriais. A captação imediata e abrangente de diferentes empreendimentos em curto prazo demonstrou a viabilidade e a praticidade do sistema proposto, baseado na organização das informações dos empreendimentos e no compartilhamento dessas informações em tempo real, permitindo, assim, a interação e o envolvimento conjunto de todos os profissionais envolvidos na política de gestão de segurança de barragens, gerentes e níveis superiores de administração das empresas.

barragem, gestão de segurança, sistema web, PNSB.