Avaliação do Desempenho da Barragem da Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza - Capivari - Cachoeira

Publicada em 23/08/2010

Discente: Roberto Werneck Seara

Dentre as vinte barragens de propriedade da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), a barragem da Usina Hidrelétrica Capivari-Cachoeira oficialmente denominada Governador Parigot de Souza (GPS) em operação plena desde 26.09.72, é a única constituída por uma estrutura de terra homogênea e enrocamento, fato que sempre demandou uma maior atenção em relação às demais, principalmente quanto ao seu comportamento e desempenho. Dentro deste contexto, e a partir de documentos antigos pesquisados e resgatados, este trabalho inicialmente apresenta uma revisão histórica da concepção do projeto da barragem, com descrição dos estudos de opções para implantação do eixo, das características geológicas e geotécnicas do sítio, abordando os critérios de projeto estabelecidos para a sua construção e especificações técnicas, com ênfase para os parâmetros geotécnicos adotados para o projeto e para os cálculos de estabilidade. A pesquisa e tratamento da grande quantidade de dados de instrumentação armazenados permitiram entender com detalhes o sistema de auscultação instalado e seu desempenho ao longo das quase quatro décadas de operação, identificando as oportunidades de melhorias para o adequado monitoramento da estrutura. Por fim, com auxílio de programas computacionais e tratamentos estatísticos dos valores registrados na instrumentação instalada, apresenta – se uma nova avaliação dos parâmetros de segurança da barragem, para as condições de regime permanente. O resultado das análises indicou que a barragem é perfeitamente segura para diferentes condições operacionais, mesmo para os casos extremos de carregamentos.

Among the twenty dams owned by Companhia Paranaense de Energia (COPEL), the Capivari-Cachoeira hydroelectric powerplant dam, officially called Governador Parigot de Souza (GPS), in full operation since 09/26/72, is the only structure consisted of earth and rockfill and this fact has demanded more attention to this dam than to the others, mainly concerning its behavior and performance. Within this context, and from ancient documents searched and retrieved, this paper initially presents a historical review on the dam design, with description of the studies of options for deploying the axis, on the geological and geotechnical characteristics of the site, considering the criteria stablished for the projects, construction and technical specifications, with emphasis on geotechnical parameters adopted for the design and stability calculation. The research and treatment of the large amount of data instrumentation available allowed a detailed understanding of the geotechnical instrumentation system installed and its performance over nearly four decades of operation, identifying the opportunities of improvement for the right monitoring of the structure. Finally, with the help of computer programs and statistical treatments of the values obtained from in the installed instrumentation, a new evaluation of the safety parameters of the dam, for steady state conditions was performed. The results for the analyses indicate that the dam is perfectly safe for different operating conditions even for extreme cases, under exceptional loads.

- Geotecnia de Barragens

- Jorge Felippe da Silva Filho