Estudo do Potencial de Liquefação Estática de uma Barragem de Rejeito Alteada para Montante Aplicando a Metodologia de Olson (2001)

Publicada em 05/06/2010

Discente: Washington Pirete da Silva

A liquefação vem sendo pesquisada e compreendida ao longo do tempo devido aos diversos eventos catastróficos que ocorreram no mundo, causando perdas de vidas humanas, enormes prejuízos econômicos e impactos ambientais irrecuperáveis. Este fenômeno também tem sido responsável pela ocorrência de ruptura em barragem de rejeito alteada para montante ou construída com a técnica de aterro hidráulico. Os rejeitos granulares e finos de mineração, quando dispostos hidraulicamente sem controle do manejo em barragens alteadas para montante, formam camadas contráteis, que, quando saturados e submetidos a carregamentos estáticos, geram poropressões e conseqüentemente redução nas tensões efetivas caracterizando uma queda na resistência ao cisalhamento até a ruptura. Estas camadas de baixa resistência são identificadas nas barragens de rejeitos alteadas para montante através dos valores de resistência a penetração de ensaios de SPT e/ou CPT. Diante da grande dificuldade de coleta de amostras indeformadas em profundidade nas camadas de rejeitos para execução de ensaios de laboratório, este estudo teve como objetivo empregar resultados de ensaios SPT e/ou CPT para avaliação da segurança contra a liquefação estática. Neste contexto, esta dissertação verifica o potencial de liquefação estática através da metodologia proposta por Olson (2001) para os solos com baixa coesão, saturados e contráteis, através da avaliação da suscetibilidade a liquefação, análises do gatilho e estabilidade ao fluxo de ruptura por liquefação. A metodologia utiliza correlações com os valores de resistências a penetração SPT e/ou CPT normalizados, para estimar as razões de resistências de pico e liquefeita, não sendo necessário realizar um conjunto de ensaios de laboratórios com fatores de correções para avaliar a liquefação. A metodologia de Olson apresentou-se uma técnica de análise prática, conservadora e consistente. Desse modo, é possível adotá-la em estudos de avaliação de segurança contra liquefação e utilizá-la como diretrizes operacionais no manejo da disposição dos rejeitos.

The liquefaction has been researched and understood over time due to various catastrophic events that occurred in the world, causing loss of lives, huge economic losses and environmental impacts unrecoverable. This phenomenon has also been responsible for the occurrence of failure tailings in dams upstream or constructed with the technique of hydraulic landfill. The granular and fine tailings of mining, when willing hydraulically without control of in upstream dams, form contractile layers, which when saturated and subjected to static loads, generate poropressões, reduces the effective stresses characterizing a decrease in shear strength until failure. These layers of low resistance are identified in the upstream dams tailing through the values of resistance to penetration tests of SPT and / or CPT. Considering the great difficulty of collecting undisturbed samples in deep layers of tailings to laboratory tests execution, this study aimed to employ results of SPT and / or CPT to assess the safety against static liquefaction. In this context, this paper checks the potential for static liquefaction through the methodology proposed by Olson (2001) for soils with low cohesion, saturated and contractile, by assessing the susceptibility to liquefaction, analysis of the trigger and stability to flow of rupture by liquefaction. The methodology uses correlation with the values of penetration resistance to SPT and / or CPT normalized to estimate the ratios resistances of peak and liquefied, not being necessary a set of laboratory tests with correction factors to evaluate the liquefaction. The methodology of Olson presented an analysis technique practical, conservative and consistent. Thus, it is possible to adopt it in studies of evaluation safety against liquefaction and use it as operational guidelines for the management of disposal of tailings.

- Geotecnia Aplicada à Mineração