Proposição de Uma Nova Sistemática de Disposição dos Rejeitos Magnéticos Provenientes do Beneficiamento da Rocha Fosfática na Mina Chapadão, Catalão/GO

Publicada em 21/07/2014

Discente: Thales Avelar Nicoli

No processo de beneficiamento da rocha fosfática do Complexo Alcalino Catalão I, são gerados três tipos de rejeitos: lamas, rejeitos de flotação e rejeitos magnéticos, os quais são dispostos separadamente em uma barragem denominada Barragem do Buraco. Para o desenvolvimento desta dissertação, os rejeitos magnéticos foram escolhidos por conta dos problemas operacionais que vêm ocorrendo atualmente na disposição deste após mais de 30 anos de operação da Mina Chapadão, além de ser um material que contém um alto teor de ferro, podendo ser comercializado no futuro. Neste trabalho foram estudados os parâmetros geotécnicos dos rejeitos magnéticos fazendo uma correlação entre ensaios de campo e laboratoriais, que compuseram a base de dados para o estudo de estabilidade de uma pilha de magnetita, projetada para atender ao Life of Mine (LOM) da Mina.

During the phosphate rock beneficiation in Catalão I Alkaline Complex, three types of tailings are generated: slimes, flotation tailings and magnetic tailings, which are arranged separately at a dam called Buraco’s Dam. To develop this thesis, the magnetic tailings was chosen due to operational problems that have been happening recently in the disposal of it after over 30 years of operation of the Chapadão Mine, besides being a material that contains a high iron grade, which may be marketed in the future. In this paper the geotechnical parameters of the magnetic material were studied establishing connection between laboratory and field trials, which composed the database for the study of magnetite pile stability, designed to receive to the Life of Mine (LOM).

Rejeitos Magnéticos; Rocha Fosfática; Mina Chapadão; Disposição Hidráulica; Pilha de Magnetita.

- Geotecnia Aplicada à Mineração