GTA 285 – MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM GEOTECNIA

Carga horária:

Créditos:

Ementa:

Estatística descritiva. Teoria das Probabilidades. Distribuições de probabilidades.Amostragem e estimação.Testes de hipóteses.Análises de
variância.Regressão e correlação.Métodos probabilísticos.Análises de confiabilidade.Aplicações de Métodos Estatísticos e Análises de Confiabilidade em Geotecnia.

Bibliografia recomendada:

ABPv - Manual de Pavimentação Urbana; Controle Estatístico de Qualidade. ABPv, Rio de Janeiro, RJ, III(3): 63 p. 1985.
Alonso, E.E. - Risk analyses of slopes and its application to slopes in Canadian sensitive clays. Geotechnique, 26(3). 1976.
Assis, A.. P., Espósito, T. J. & Gardoni, MG. - Comparação entre dois métodos probabilísticos na análise da estabilidade de um talude de mina. 2ª
Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas (COBRAE) e 2nd Pan-American Symposium on Landslides, ABMS, ABGE & ISSMGE, Rio de Janeiro,Brazil. 1997.
Chowdhury, R. N. - Simulation of risk of progressive slope failure. Canadian Geotechnical Journal, 29. 1992.
Chowdhury, R. N. - Rational polynomial technique in slope-reliability analysis. Journal of Geotechnical Engineering, ASCE , 119(12). 1993.
Christian, J. T. - Factors affecting the calculated reliability of slopes . XI Pan-American Conference on Soil Mecanics and Geotechnical Engineering,
ISSMGE/ ABMS/ SAMS/ SPG, Foz do Iguassu, Brazil, 3. 1999. Christian, J. T.; Ladd, C. C. & Baecher, G.B. - Reliability and probability in stability analysis .
Stability and Performance of Slopes and Embankments II, Geotechnical Special Publication No. 31, ASCE, New York, USA, 2. 1992.
D´Andrea, R. A. & Sangrey, D.A. - Safety factors for probabilistic slope design. Journal of the Geotechnical Engineering Division, ASCE, 108 (GT9).
1982.
Dell´Avanzi, E. - Confiabilidade e Probabilidade em Análises de Estabilidade de Taludes. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia
Civil, PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, 135 p. 1995.
Farias, M.M. & Assis, A.P. - Uma comparação entre métodos probabilísticos aplicados a estabilidade de taludes. XI Congresso Brasileiro de Mecânica
dos solos e Engenharia Geotécnica, COBRAMSEG, ABMS, Brasília, DF, 2. 1998. Huamán, E.A.O.,Campos, T.M.P. & Vargas, E. A. - Análise de Estabilidade de taludes considerando ruptura progressiva. 1ª Conf. Brasileira sobre Encostas, COBRAE, ABMS, Rio de Janeiro, RJ. 1992.
Pacheco, M. - Conceitos de probabilidade e análise de risco em estudos e projetos de geotecnia. IX COBRAMDEF, ABMS, Salvador, BA. pp. 35-36.1990.
Riela, J., Urzúa, A., Christian, J.T.,Karzulovic, A. & Flores, G. - Slide rock wedge reliability of Chuquicamata mine slopes. XI Pan- American Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering, ISSMGE/ ABMS/ SAMS/ SPG, Foz do Iguassu, Brazil, 3. 1999.
Rosenblueth, E. - Point estimates for probability moments. Proc. Nacional Academy of Sciences, 72 (10). 1975.
Sandroni, S.S & Sayão, A.S. - Avaliação estatística do coeficiente de segurança de taludes. 1ª Conf. Brasileira sobre encostas, COBRAE, ABMS, Rio de Janeiro, RJ, pp. 523-536. 1992.
Soares, E.P., Lima, D.C., Bueno,B,S & Virgili, J.C. - Análise de estabilidade de um talude da Mina de Á´guas Claras- MBR: Uma visão probabilística.
2ª Conferência Brasileira sobre Estabilidade de Encostas(COBRAE) e 2nd Pan-American Symposium on Landslides, ABMS, ABGE & ISSMGE, Rio
de Janeiro, Brazil, pp. 369-373. 1997.
Whitman, R.V. - Evaluting calculated risk in geotechnical engeering. Journal of Geotechnical Engeering, ASCE, 110(2). 1983.