GTA 680 – MECÂNICA DOS PAVIMENTOS

Carga horária:

Créditos:

Ementa:

Conceitos Básicos de Pavimentação: introdução, camadas do pavimento, cargas de tráfego e dimensionamento básico. Materiais de Construção. Ensaios Geotécnicos Aplicados ao Dimensionamento de Pavimentos. Terraplenagem. Análise de Tensões,Deformações e deslocamentos em Pavimentos. Dimensionamento de reforço: identificação de defeitos, avaliação estrutural, avaliação funcional, métodos empíricos, métodos resilientes. Dimensionamento Mecanístico de Pavimentos Flexíveis. Restauração de Pavimentos. Drenagem Superficial e Subterrânea. Propridades de Asfalto, Agregados e suas Combinações. Mecânica das Fraturas. Simuladores.

Bibliografia recomendada:

Babkov, V. & Zamakhayev, M;( 1967). Highway Engineering. Mir Publishers.
Baptista, C.N. ( 1972). Pavimentação. Globo/MEC.
Baptista, C.N. ( 1979). Pavimentação. Tomos I,II e III, Editora Globo.
DNER (1966). Manual de Pavimentação. Ministério dos Transportes.
MEDINA, J. (1997). Mecânica dos Pavimentos. Editora UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, 380p.
Oglesby, C.H. & Hewes, L.I. (1966). Highway Engineering. John Wiley.
Road Research Laboratory. ( 1962). Betuminous Materials in Road Construction, R.R.L;
Santana, H. (1993). Manual de Pré-Misturados a Frio.Instituto Brasileiro de Petróleo ( IBP).
Souza, M.L. ( 1980). Pavimentação Rodoviária. IPR/DNER.
Woods, K.B., Berry, D.S. & Goetz, W.H. ( 1970). Highway Engineering Handbook. McGraw-Hill.
Yoder, E.J. & Witczak, M.W; ( 1975). Principles of Pavement Design. John Wiley.
Medina, J. (1997). Mecânica dos Pavimentos. Editora UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, 380p.