GTA 420 - BARRAGENS DE TERRA E ENROCAMENTO

Carga horária:

Créditos:

Ementa:

Generalidades. Estudos Geológico-Geotécnicos das Áreas da Barragem e do Reservatório. Tipos e Seções Típicas de Barragens. Barragens Sobre Fundações Permeáveis. Análises de Percolação: Princípios Gerais, Modelos de Análise e Sistemas de Controle da Percolação pelo Aterro e pela Fundação. Dimensionamento da Drenagem Interna. Proteção de Taludes e Sistemas de Drenagem Superficial. Interação Solo - Estrutura e Empuxos de Terra. Análise de Tensões - Deformações em Barragens de Terra e Enrocamento: Solos de Fundação, Solos Compactados, Deformabilidade de Enrocamentos, Análise de Fissuramentos. Análise de Estabilidade de Barragens: Conceituação, Condições de Carregamento, Ensaios de Laboratório e Ensaios In Situ. Seleção de Parâmetros de Análise. Comportamento de Barragens em Fundações de Baixa Resistência. Solos Colapsíveis e Argilas Dispersivas. Segurança e Acidentes em Barragens. Critérios de Projeto e Especificações Técnicas de Projetos de Barragens de Terra e Enrocamento.

Bibliografia recomendada:

• BOURDEAUX, G. H. R.M.. (1980) - Projeto e Construção de Barragens de Terra e Enrocamento.
• SHERARD, J.L., WOODWARD, R. J., GIZIENSKY, S.F. & CLEVENGER, W.A. (1967) - Earth and Earth - Rock Dams.
• GOLZÉ, A.R. (1977) - Handbook of Dam Engineering.
• CEDERGREEN, H. R. (1967) - Seepage, Drainage and Flow Nets, John Wiley & Sons, New York.
• TOMAS, H. H. (1976) - The Engineering of Large Dams.
• WILSON, S.D. & MARSAL,R.J. (1979) - Current Trends in Design and Construction of Enbankment Dams, ASCE.
• PENMAN, A. D. M. (1986) - On the Enbankment Dam, Géotechnique, Vol. 36.
• MORGENSTERN,N.R. & EISENSTEIN, Z.(1970) - Methods of Estimating Lateral Loads and Deformation, ASCE.
• Publicações do ICOLD e Anais dos CBGB's.