GTA 135 - ENSAIOS DE LABORATÓRIO E DE CAMPO EM GEOTECNIA

Carga horária:

Créditos:

Ementa:

Ensaios de Caracterização em Solos: granulometria, limites de consistência, compactação, mini MCV, azul de metileno. Ensaios de Permeabilidade em Solos: carga constante e carga variável. Ensaios de Adensamento. Ensaios de Resistência ao Cisalhamento em Solos: cisalhamento direto e triaxial. Ensaios de Campo: SPT, CPTU, ensaios pressiométricos e dilatométricos.

Bibliografia recomendada:

• ISRM (1981). Rock Characterization Testing and Monitoring. Suggested Method of International Society of Rock Mechanics. Pergamon Press, 211p.
• HEAD, K.H. (1986). Manual of Soil Laboratory Testing. 3 volumes. John Wiley & Sons. New York
• HOLTZ, R.D. e KOVACS, W.D.(1981). An Introduction to Geotechnical Engineering. Printice-Hall Inc.
• NOGUEIRA, J.B. (1995). Mecânica dos Solos - Ensaios de Laboratório. Publicação EESC/USP
• Normas de ensaios da ABNT, ASTM, British Standard, DNER, DER/SP
• STANCATI, G. NOGUEIRA, J.B. e VILAR, O.M. (1981). Ensaios de Laboratório em Mecânica dos Solos, publicação EESC/USP