GTA 150 – GEOLOGIA DE ENGENHARIA

Carga horária:

Créditos:

Ementa:

Introdução á Geologia de Engenharia. Rochas: gênese, classificação, características e
propriedades geotécnicas. Maciços Rochosos: estruturas tectônicas e atectônicas,
descontinuidades.Projeções estereográficas. Análise cinemática de estabilidade.
Classificações geomecânicas de maciços. Solos: formação e
desenvolvimento,classificações,mineralogia de argilas.Investigação do subsolo: métodos
diretos e indiretos. Cartografia Geotécnica: mapas geológicos e cartas de
Engenharia.Sistemas de informação geográfica. Geologia em empreendimentos de
Engenharia: obras lineares, escavações subterrâneas e barragens. Geologia Urbana.

Bibliografia recomendada:

1. OLIVEIRA, A.M.S. e BRITO, S.N. (1998) - Geologia de Engenharia. São Paulo: ABGE/Oficina de Textos.
2. MACIEL FILHO, C.L. (1980) - Introdução à Geologia de Engenharia. Santa Maria: CPRM-UFSM.
3. LOCZY, L. e LADEIRA, E. (1980) - Geologia Estrutural e Introdução à Geotectônica. Rio de Janeiro, Edgard Blucher Ltda.
4. ABGE (1983) - Métodos para a Descrição Quantitativa de Descontinuidades em Maciços
Rochosos. São Paulo: ABGE/CBMR.
5. RESENDE, M. et al (1995) - Pedologia: bases para a distinção de ambientes. Viçosa: NEPUT.
6. GUERRA & CUNHA (1996) - Geomorfologia e Meio Ambiente. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro.
7. BITAR, O.Y. (1995) - Curso de Geologia Aplicada ao Meio Ambiente. ABGE/IPT. 8. LIMA, M.J. (1980) - Prospecção Geotécnica do Subsolo.
Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.
9. ABGE (1980) - Diretrizes para a Execução de Sondagens. 3 ed. São Paulo. 45 p. Boletim Especial.
10. ZUQUETTE, L.V. (1987) - Análise Crítica de Cartografia Geotécnica e Proposta Metodológica para Condições Brasileiras. São Carlos. 3v. Tese(doutorado) - EESC-USP.